Finalidades Estatutárias

O atendimento é gratuitos para todas as crianças, adolescentes e jovens, incluindo adultos em quatro frentes de atuação:

  1. 240 crianças e adolescentes, com idades entre 04 a 15 anos que participam de atividades, no contra turno escolar, que primam para seu desenvolvimento integral. Oferecemos oficinas nas diversas áreas educativas e de conhecimento, como: skate, informática, música, leitura/escrita, artes, dança, jogos de raciocínio lógico, oficina literária, jogos corporais. Funcionamos de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e oferecemos almoço para todas as crianças e jovens. Todos os profissionais devidamente contratados e remunerados são especialistas em suas determinadas áreas, recebendo formação regular oferecida pelo Instituto.
  2. Desde 2005 em coparticipação com a ESPRO capacitamos Adolescentes de 15 a 22 anos no programa “Jovem Aprendiz”, para formação profissional na área administrativa e que são capacitados e encaminhados para o primeiro emprego. O programa Jovem Aprendiz era custeado 100% pelo Instituto. Com as dificuldades econômicas enfrentadas nos 02 últimos anos, tivemos que suspender parte do programa no ano de 2017, finalizando no primeiro semestre a última turma de 27 alunos. Estaremos reiniciando em 2018 com nova coparticipação do Instituto “Ser Mais” com o programa “Conectar Juvenil” tendo duração de até 15 meses.
  3. Formamos a cada semestre 20 alunos em Curso de Capacitação Técnicas Gastronômicas em parceria com a chef Morena Leite (Instituto Capim Santo) que cumprem carga horária técnica, teórica e prática (estágios supervisionados). Estes alunos são encaminhados ao mercado de trabalho. Este projeto é aberto a toda comunidade e não tem restrição de idade.
  4. Formamos a cada semestre em média 15 alunos em Curso Básico de Confeitaria. Pretendemos futuramente estabelecer os mesmos parâmetros já ministrados no curso de Gastronomia com carga horária técnica, teórica e prática e estágios supervisionados. Mesmo ainda não sendo reconhecido, prestamos um serviço social abrindo aos participantes várias frentes de trabalho. Este projeto é aberto a toda comunidade e não tem restrição de idade.