JOGOS EDUCATIVOS E DESAFIOS

  • Estimular os alunos a buscar jogos e tradições lúdicas de sua própria cultura.
  • Pesquisar e conhecer jogos através de livros e da informática.
  • Contextualizar e exercitar os mais variados e diferentes tipos de jogos existentes no Brasil e no mundo.
  • Trabalho com a língua portuguesa e matemática.
  • Aprofundar seus conhecimentos sobre a leitura de textos informativos e instrucionais. Utilizar a leitura das regras e sua compreensão e, às vezes, até a sua transformação frente ao grupo de jogadores.
  • Confeccionar jogos específicos aos temas vivenciados pelos grupos, ligados ao interesse destes. Valorização de criação própria.
  • Integração de outras áreas de conhecimento para a confecção de jogos (importância da multidisciplinaridade).
  • Utilizar o computador e suas ferramentas como instrumento de trabalho (edição de texto e imagem, confecção de tabelas, etc).
  • Compartilhar os jogos criados com os outros alunos do Instituto e com a sua comunidade. Além de desenvolver a socialização, o tornar público uma criação é uma forma de ter a sua autoria legitimada. O que favorece a autoestima e a estruturação de sua identidade.
  • Trabalhar com a percepção e a habilidade manual da criança.
  • Apresentar, conhecer, criar e confeccionar jogos
  • Desenvolver o raciocínio lógico/matemático
  • Desenvolver a leitura e escrita, a compreensão de textos instrucionais (regras)
  • Brincar, se organizar e se divertir em grupo
  • Trabalhar a imaginação, criatividade e autonomia de escolha.